Conhecendo os esportes aquáticos – Jet Ski

Conhecendo os esportes aquáticos – Jet Ski

Com o intuito de inspirar nossos leitores a se aventurar pelo mundo dos esportes aquáticos, continuaremos com nossos artigos sobre o tema. E hoje falaremos um pouco sobre o esporte aquático jet ski.

Esporte praticado com motos aquáticas, movidas à combustível com capacidade para até duas pessoas, popularmente conhecida como Jet Ski. Seu objetivo é a locomoção sobre a água. Seu nome foi utilizado pela empresa Kawasaki, que criou o primeiro protótipo. A popularidade do nome foi tamanha, que desde então, todas as motos aquáticas, de qualquer fabricante, até hoje são chamadas de Jet Ski.

A primeira embarcação do gênero foi criada pela empresa Kawasaki, com o intuito de presentear seus principais investidores. Foi desenvolvida como um brinquedo para o lazer. A ideia de lazer com o Jet Ski deu tão certo, que logo alguns entusiastas decidiram promover pequenas corridas e gincanas, apoiadas pela própria Kawasaki.

Em meados de 1990, estes usuários se uniram também apoiados pela empresa Kawasaki – até então a única fabricante do produto – para criar a Associação Internacional de Jet Ski (IJSBA), surgindo assim o esporte. No Brasil, em 1992 foi criada a Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA), também responsável pela criação de competições e eventos, normas e regulamentos nacionais.

Alguns anos mais tarde surgiram outros modelos produzidos por outras fábricas, como Bombardier, Yamaha e Polaris, sendo também incluídas no quadro de filiadas da Associação Internacional de Jet Ski.

Tanto pra o lazer como para a prática do esporte profissional, no Brasil é necessário que o usuário seja maior de 18 anos e possua habilitação específica, autorizada pela Marinha Brasileira, além de ser obrigatório o uso do colete salva-vidas adequado à sua massa corporal. O uso do Jet Ski é proibido a menos de 200 metros da costa, para proteção dos banhistas.

O esporte pode ser praticado por homens e mulheres maiores de idade. As provas são divididas em três modalidades. Circuito fechado – o ganhador deve percorrer o caminho demarcado por boias, pelo menor tempo possível. Slalon – o ganhador deve percorrer o caminho demarcado por boias em zigue-zague no menor tempo possível. Endurance – a dupla ganhadora devem percorrer em menor tempo um trajeto de longa duração, podendo haver pausas para troca de pilotos, troca de óleo, abastecimento, reparos, etc.

O Jet Ski é uma máquina peculiar, pela inexistência de leme – que proporciona a direção de embarcações – e direção por meio de jatos propulsores. O equipamento é considerado de um valor muito alto, não permitindo a prática por muitos. Mas ainda assim, no Brasil é um esporte em larga expansão.

Inspire-se nos esportes aquáticos. Comece a praticar um dos esportes aquáticos. Com uma piscina em casa, você pode treinar enquanto se diverte. Consulte os projetos da Piscinas Planalto em nosso site www.piscinasplanalto.com.br e entre em contato conosco pelo telefone (31) 34414314.

Precisa de um orçamento? Entre em contato agora mesmo!

Trabalhamos com as fábricas Acqualiner, Sansuy e Migale: fabricantes do melhor vinil existente no mercado. Nossa piscina de vinil leva também a eficiência da Viniltec, fabricante do bolsão das piscinas de vinil.

WhatsApp