Ciclo Reverso

aquecedor_qf1Num único equipamento, especialmente desenvolvido para piscinas em que haja a necessidade de aquecer ou resfriar a água, nas regiões com grande variação de temperatura. Indicado também para clínicas de fisioterapia, onde a variação de temperatura da água seja exigida.

A Piscinas Planalto é especialista em piscinas de vinil.

Dentre os nossos clientes, a maioria opta por construir a piscina e instalar umsistema de aquecimento.

Desses, grande parte opta pelo aquecimento solar, afinal de contas, são muitas as vantagens do aquecedor solar para piscinas e todos sabemos disso…

Um dos poucos pontos negativos do solar para piscinas é a existência dos dias sem sol e dos dias de chuva!

Para não “ficar na mão” nestes dias, é importante a instalação de um aquecedor auxiliar e garantir o aquecimento da piscina mesmo que o dia esteja nublado ou com chuva.

Das opções de aquecedor auxiliar, o trocador de calor se sobressai uma vez que é bem mais econômico que um aquecedor basicamente elétrico.

Não só por isso! Na verdade existem uma série de fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar o trocador de calor.

Já até falamos um pouco sobre isso no texto: “Trocador de calor no controle da piscina“.

Mas hoje vamos falar de uma curiosidade: por que este aquecedor tão utilizado se chama “trocador de calor”? De onde vem este nome?

Por que "trocador de calor"?Trocador de calor

O trocador de calor de piscinas, também chamado debomba de calor, é um equipamento cujo funcionamento é baseado em um sistema de refrigeração.

Se você não conhece de refrigeração, vamos explicar…

São chamados de “Sistemas de refrigeração” aqueles sistemas que retiram o calor de uma determinada substância transferindo-o para uma outra substância qualquer.

No caso do trocador de calor, a substância aquecida é um gás e a substância que receberá este calor é a água da piscina.

No interior do trocador de calor existe um compressor, que é comumente chamado de motor, que tem como função principal aquecer o gás presente no equipamento.

Este gás é aquecido e, através de uma sequência lógica de processos, se torna fonte de calor para a água da piscina, que por sua vez, ao passar pelo equipamento retira este calor que vai aquecendo a piscina aos poucos.

Quanto ao objetivo deste texto: porque o trocador de calor tem este nome?

Por que “trocador de calor”?

Por que "trocador de calor"?O trocador de calor tem este nome justamente pois realiza uma troca de calor em seu interior.

A água da piscina, ao passar por um componente interno com o mesmo nome do equipamento, “trocador de calor”, realiza este troca de calor com o gás superaquecido e volta para a piscina com alguns graus Celsius a mais.

O nome do equipamento vem justamente deste processo.

É um processo que demanda algum tempo e por isso não é possível aquecer a piscina com alguns minutos.

Em geral, um trocador de calor precisa de algumas horas de funcionamento, de duas a quatro horas, para aquecer a piscina em 1 grau.

Entretanto, depois de atingir a temperatura desejada, normalmente em torno de 28 graus Celsius, ele se mantém ligando e desligando o sistema para a manutenção da temperatura da piscina.

É um equipamento extremamente sofisticado e pode funcionar tanto como apoio ao Sistema de Aquecimento Solar da piscina quanto como método principal de aquecimento.

A instalação do trocador de calor deve ser feita por profissionais qualificados sob o risco de comprometer a eficiência do mesmo.

Orçamento para trocador de calor para piscinasEsperamos que você tenha gostado de saber o porquê do nome “trocador de calor”. Compartilhe com seus amigos esta curiosidade!

A Piscinas Planalto trabalha com trocador de calor para piscinas em todo o estado de Minas Gerais.

Trocador de calor em Belo Horizonte é com a Piscinas Planalto!

Fazemos instalação e manutenção de aquecimento solar e de bombas de calor em toda grande BH!

Fale conosco e solicite seu orçamento sem compromisso!

Estamos sempre prontos para lhe at

Top