Como e quando aprender a nadar?

23-12-16

Como e quando aprender a nadar?

Aprender a nadar é sempre um desafio para qualquer pessoa. Mas nunca é tarde para se aprender a desfrutar dos benefícios e momentos de lazer, diversão e relaxamento que a natação oferece.

Não é preciso ter vergonha de não saber nadar mesmo depois de certa idade. Não há limite de idade para se aprender a nadar. Vale a pena se arriscar na tentativa. Afinal, mesmo as piscinas, lagos e praias mais rasas podem oferecer certos perigos para todos. E quem sabe nadar estará mais seguro nessas situações.

Existem diversas técnicas que ensinam a nadar, e sabemos que aprender a nadar somente lendo as técnicas disponíveis é quase impossível, mas é preciso entender que as técnicas descritas abaixo são essenciais para que consiga entender os processos de aprendizado da natação. Segue abaixo algumas dicas e técnicas para aprender a nadar. E após conhecer as técnicas, é hora de praticar!

Primeiramente é preciso comprar os materiais adequados. Nada de treinar de bermuda, pois ela limita seus movimentos. Use uma sunga e óculos de natação.

É preciso perder o medo da água e a vergonha de não saber nadar. E pra isso indicamos que comece o treinamento em uma piscina rasa, onde você possa se sentir seguro, e aos poucos procure evoluir para piscinas mais fundas.

Antes de iniciar suas braçadas, aprenda a respirar e orientar seu corpo. Treine a respiração prendendo a respiração, com a cabeça abaixo da água por 20 segundos. Tente várias vezes até o máximo que conseguir, antes de passar para o próximo passo.

Aprenda a boiar. Diferente do que se acredita, aprendemos a boiar inicialmente com a barriga para dentro da água. Você já sabe quanto tempo consegue prender a respiração, então se deite sobre a água, levante as pernas, olhe para o fundo da água e permaneça na posição pelo tempo que conseguir. Após aprender a boiar de barriga para baixo é hora de tentar o mesmo processo de barriga para cima.

Após aprender a boiar, chegou a hora de treinar suas pernadas. Segure-se na borda da piscina e estique as pernas o máximo que puder, até que a perna fique na superfície da água. Bata as pernas alternadamente. Treine os movimentos com a perna sempre na superfície da água. Não precisa se envergonhar em espirrar água para todos os lados. Faz parte do aprendizado.

23-12-16-1

Para aprender as braçadas você pode utilizar a técnica de boiar com a barriga para dentro da água, juntar os movimentos da perna e movimentando os braços para frente e acima de sua cabeça pelo tempo em que está acostumado a prender a respiração. Repita os movimentos várias vezes até se sentir confiante.

E por último, aprenda a levantar apenas a cabeça para fora da água enquanto realiza as braçadas e pernadas, para que possa respirar. Faça respirações curtas e rápidas quantas vezes for necessário. Com o tempo você conseguirá aguentar prender a respiração por mais tempo, consequentemente conseguindo permanecer nadando por mais tempo.

Não entre em pânico. Lembre-se de que você tem uma medida de segurança; você pode boiar sempre que precisar. Se precisar de ajuda, não hesite em solicitar um profissional para lhe ensinar. E se mesmo assim não conseguir aprender, recomenda-se buscar ajuda de um profissional de psicologia, para trabalhar o medo de água.

23-12-16-2A natação precisa de disciplina e bastante treinamento. Você não conseguirá aprender se não treinar continuamente na piscina. E nada melhor do que ter uma piscina em casa para podermos treinar sempre que pudermos. Com a Piscinas Planalto você constrói uma piscina em sua casa, além de toda uma área de lazer para receber sua família e amigos.

Entre em contato pelo telefone (31) 3441-4314 e faça seu orçamento.

Entre nessa conversa

*