Como funciona o aquecimento solar para piscinas

Como funciona o aquecimento solar para piscinas1

Que o aquecimento solar para piscinas é ótimo para aproveitar a piscina quase o ano todo, disso nós já sabemos. Mas o que muitos não sabem é como funciona o aquecimento solar para piscinas. Neste artigo vamos esclarecer o funcionamento deste equipamento.

O aquecedor solar para piscinas é o equipamento que capta a energia solar, transformando-a em energia térmica e transferindo o calor para a água da piscina, maximizando a utilização da piscina. Uma solução mais econômica para o aquecimento de piscinas.

Cada peça deste equipamento possui uma função específica para tornar o aquecimento da água da piscina possível. Então vamos conhecer suas peças e suas funções:

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão. Ou a circulação da água pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado.

Motobomba

Equipamento responsável por circular a água da piscina entre as tubulações dos coletores e o reservatório térmico. Uma vez que a piscina está aquecida, baseando-se em um controle de diferencial de temperatura, a motobomba é desligada e as placas são drenadas automaticamente, evitando super aquecimento da piscina e possíveis danos na tubulação da casa de maquinas. Desta forma, o sistema de aquecimento só funcionará para repor a energia perdida durante o dia, ou à noite.

Coletores Solares ou Placas Solares

São mangueiras que passam por coletores expostos ao sol, responsáveis pela absorção da radiação solar e são feitas na cor preta para ajudar na absorção máxima.

A energia térmica (calor) absorvida pelos coletores é transferida para a água que circula no interior de suas tubulações. Após ser aquecida, a água é enviada para a piscina. A temperatura da água pode chegar a 60° C. Isso dependerá do clima, instalação e consumo.

Instalados normalmente em telhados e lajes (podendo ser instalado no chão, desde que seja com inclinação e direção que busquem a melhor exposição ao sol), a absorção da quantidade de energia térmica está ligada à condição do tempo e quantidade de coletores.

A quantidade e tamanho dos coletores são selecionados com base nas medidas e volume e água da piscina, assim como o posicionamento, distanciamento, isolação regional, etc.

Reservatório Térmico ou Piscina

A própria piscina é considerada um reservatório térmico com objetivo de armazenar a água aquecida pelos coletores. Elas são fabricadas ou construídas para suportarem baixa ou alta pressão e podem armazenar água em altas temperaturas. Mas por ser um recipiente aberto, existe a perda da energia térmica da água. Portanto o uso da capa térmica é fundamental para reduzir essa perda de temperatura nos períodos em que a piscina não é utilizada.

Como funciona o aquecimento solar para piscinas2

O aquecimento solar para piscinas deixa a água da piscina em uma temperatura mais agradável, com uma grande economia, usando a energia do sol e sem prejudicar o meio ambiente. Com ele sua água sempre ficará na temperatura certa, seja de dia ou de noite!

Não perca mais dicas e informações sobre o aquecimento solar e muito mais com os artigos da Piscinas Planalto. Para mais informações, entre em contato conosco nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478 – WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Entre nessa conversa

*