Construção de piscina de vinil

Construção de piscina de vinil1

Todos têm um sonho, mas só alguns conseguem realizá-los. Mas o sonho de construir uma piscina em casa não é um sonho impossível. Mesmo assim, algumas pessoas gostam de conhecer o desafio antes de encará-lo. E por este motivo vamos mostrar como funciona a construção da piscina de vinil.

Por onde devemos começar a construir a piscina de vinil? Como ela é construída? Vamos conhecer o passo a passo para a construção de uma piscina de vinil.

Local

É importante avaliar, antes de tudo, o melhor local para construir sua piscina, levando em consideração que o local mais indicado é o mais elevado, onde a água da chuva não escoe para dentro da piscina e afastado de árvores para evitar que suas folhas caiam diretamente na piscina.

Também é preciso levar em consideração a incidência de vento, insolação, telhados, solo, etc. Sem contar que também é necessário reservar espaço suficiente para a casa de máquinas e outros dispositivos externos que possam fazer parte do projeto, como escadas, trampolim, móveis, etc..

Escavação

Após a escolha do local e marcação do formato da piscina no solo, começam as escavações manuais ou com máquinas. Geralmente a casa de máquinas é escavada a dois metros de distância da piscina, mas também pode ser uma construção de uma pequena casa acima do solo, para abrigar todo o equipamento, como filtro e bomba da piscina além de um espaço para possíveis equipamentos extras como aquecedor à gás ou controlador de aquecimento solar, por exemplo.

A largura do buraco deve ter cerca de 30 cm a mais que as dimensões da piscina, para a construção das paredes e blocos de concreto. Também é nesta etapa que se define os locais onde serão instalados os dispositivos, como o dreno de fundo e o skimmer, por exemplo.

Perfurações

Nesta etapa furam-se os tubulões, peças que transmitem o peso da piscina para o solo de suporte, com espaçamento de dois em dois metros entre eles, trinta centímetros de diâmetro e setenta centímetros de profundidade. Utiliza-se ferragem, geralmente de 5/16.

Pisos e Paredes

Após as perfurações é preciso encher os tubulões o mesmo momento em que o piso é feito. O piso deve ser liso, de aproximadamente dez centímetros de altura. Levanta-se as paredes, feitas com blocos vazados cheios de concreto, que se adaptam à qualquer condição de solo.

Enchimento e Cantos

Em seguida, é feito o enchimento das colunas e canaletas, depois o chapisco nas paredes para que seja aplicado o reboco. Os cantos da piscina (quinas) devem ser arredondados, uma vez que o bolsão de vinil não se adapta às quinas. No fundo usa-se concreto leve com vermiculita ou manta amortecedora.

Hidráulica e Dispositivos

Com os locais dos dispositivos (dreno, skimmer, refletores, retorno, ladrão, aspiração, etc.) já selecionados, faz-se a instalação dos mesmos. Depois se liga a tubulação (de 50mm) aos equipamentos da piscina e na casa de máquinas.

Reboco e perfil

Neste momento, após a instalação dos dispositivos e da parte hidráulica, é feito um reboco, extremamente liso, com dois centímetros na parte interna da piscina. Instalamos o perfil de PVC (perfil de fixação do revestimento de vinil, que o segura no lugar, especialmente antes de enchermos a piscina com água) em toda a borda da piscina e assentamos o piso ou soleira, que dá o acabamento à borda da piscina.

Revestimento

Nesta etapa fazemos a instalação do revestimento de vinil, cobrindo toda a piscina. O revestimento é posicionado e assentado dentro da piscina, encaixando suas bordas no perfil de PVC. Enchemos a piscina enquanto a mangueira de um aspirador suga todo o ar e as rugas do vinil por um pequeno espaço não fechado da borda e perfil de PVC. Após enchermos toda a piscina, fechamos o buraco onde se encontrava a mangueira do aspirador.

Diversão

Após o tratamento adequado da água, sua piscina está pronta para ser usada. Diversão garantida para toda a família e amigos.

Construção de piscina de vinil2

As piscinas de vinil podem atender projetos residenciais e comerciais, dispensando a impermeabilização e se adaptando a qualquer formato, pois sua flexibilidade admite eventuais acomodações do solo, evitando riscos de trincas ou rachaduras e consequentemente possíveis vazamentos.

Com a Piscinas Planalto você tem a garantia de um projeto bem executado com profissionais qualificados. Entre em contato pelo telefone (31) 3441 4314 ou acesse nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Entre nessa conversa

*