Manutenção do filtro e bomba da piscina

Manutenção do filtro e bomba da piscina.

Toda casa de máquinas deve possuir registros, válvulas e conexões para a retirada da moto bomba e do filtro para as devidas manutenções. Mas que manutenção deve ser feita nestes equipamentos?

Estes equipamentos devem ser instalados o mais próximo da piscina, pois uma casa de máquinas mal projetada ou mal instalada pode trazer problemas e prejuízos para todos os seus equipamentos, em especial, a bomba e o filtro da piscina.

\"bomba-piscinas-planalto-bh\"A bomba é a responsável pelo abastecimento do reservatório superior (caixa d’água). A manutenção deste equipamento é muito importante, pois através desta manutenção podem ser evitados vários tipos de problemas em toda a estrutura da cada de máquinas.

O recomendado é que a bomba da piscina seja vistoriada a cada seis meses. Na manutenção é feita a verificação de rolamentos, selo e rotor. É preciso verificar se existe algum desgaste no equipamento, a sua carcaça, fiação e tubulações. Não se assuste, pois sempre haverá uma alteração nestes itens após o uso constante da moto bomba. Mas é necessário sempre corrigir os defeitos.

Não se pode deixar de fazer a manutenção deste equipamento, ou toda a estrutura da casa de máquinas e também do tratamento da água da piscina ficará comprometida, e caso o equipamento sofra graves danos, precisará ser feita a sua troca, que sai mais caro do que se fosse feito a manutenção correta do equipamento.

Para que a água da piscina passe pelo filtro é necessária o bom funcionamento da bomba com alta vazão e pressão. O filtro da piscina tem a função de filtrar as partículas em suspensão da água da piscina, fundamentais para manter a qualidade da água sempre em boas condições de uso, e a falta de manutenção deste equipamento causa uma degradação mais rápida da areia, prejudicando todo o tratamento da água. Por isso é importante fazer uma limpeza regular no filtro.

\"filtro-piscinas-planalto-bh\"Os filtros possuem a função de filtrar a água da piscina, e esta filtragem é feita com a ajuda de grãos de areia no interior do filtro. Quando a água da piscina passa por essa areia, deixa todas as partículas e impurezas antes de retornar para a piscina.

Portanto uma manutenção regular deste equipamento é o que deixará a água da piscina sempre em boa qualidade. Durante a filtração da água, a areia vai se desgastando, vai ficando polida, tornando seus grãos mais finos, e assim, a areia endurece, se transformando em blocos e perdendo a sua capacidade de filtração.

A manutenção deste equipamento consiste em trocar a areia do filtro a cada ano, às vezes mais ou menos tempo, dependendo do uso constante da piscina. Mas é importante salientarmos que não deve ser feita a troca da areia com demasiada frequência, ou o funcionamento correto do equipamento pode ficar comprometido.

Para saber quando deve ser trocado a areia do filtro, basta analisar se existe débito fraco nos injetores, se existe dificuldade em manter a água da piscina em boa qualidade apesar do tratamento químico da água, se existe um depósito de calcário, quando a areia se desgasta e se transforma em blocos, ou se for identificado depósitos de areia no fundo da piscina.

E na manutenção do filtro também é recomendada a limpeza do equipamento uma vez por semana nos períodos de grande uso da piscina, também uma vez por mês no período de inverno e claro, a cada ano, quando for feita a troca da areia do filtro. Caso a manutenção correta em todos os aspectos do filtro não seja feita regularmente, os blocos que surgem na areia do filtro podem ficar tão duros e grandes, que talvez você não seja capaz de retirá-los, e assim corre o risco de ter de trocar o equipamento inteiro.

A manutenção de uma piscina e de seus equipamentos não deve ser descuidada. No caso de auxílio na manutenção da bomba e do filtro da piscina, procure um profissional. Fale com a Piscinas Planalto nos telefones (31) 34414314 / (31) 998367478 WhatsApp / (31) 988118299 ou entre em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Precisa de um orçamento? Entre em contato agora mesmo!

Trabalhamos com as fábricas Acqualiner, Sansuy e Migale: fabricantes do melhor vinil existente no mercado. Nossa piscina de vinil leva também a eficiência da Viniltec, fabricante do bolsão das piscinas de vinil.

WhatsApp