A escolha da motobomba do aquecedor solar para piscina

A escolha da motobomba do aquecedor solar para piscina

Já falamos muito aqui no blog sobre aquecimento solar de piscinas.

Se você nos acompanha, já deve ter lido os textos:

Motobomba para aquecimento solar da piscinaContudo, a piscina pode estar linda, o sistema de aquecimento da piscina pode parecer perfeito, mesmo que tudo esteja dentro das expectativas, se a escolha da motobomba do aquecedor solar da piscina não for feita com cuidado você pode ter um sistema ineficiente e até mesmo inoperante!

A motobomba é o coração do aquecedor solar da piscina e, diferentemente do que muita gente pensa, e apesar de todas as vantagens do aquecimento solar para piscinas, não há como aquecer a piscina com solar utilizando a termofissão, ou circulação por gravidade, tão comumente utilizada em sistemas de aquecimento solar residencial.

A termofissão funciona em aquecedores residenciais por dois motivos:

  • a distância é pequena entre o reservatório do sistema e as placas coletoras
  • o reservatório de água quente fica acima da fonte de água fria

Nenhum destes itens pode ser visto num aquecedor solar utilizado em piscinas pois a distância entre as placas e o reservatório é muito grande e, em segundo lugar, o reservatório de água quente no solar de piscinas é a própria piscina, que por sua vez fica sempre abaixo do nível das placas coletoras.

Sendo assim, é impossível fazer com que a água quente presente nos coletores solares desça para piscina que precisa ser aquecida sem utilizar uma motobomba.

A escolha da motobomba do solar para piscina

Alguns pontos não podem passar despercebidos na hora de escolher a motobomba ideal para o sistema de aquecimento solar da sua piscina.

Vamos falar um pouco a cerca dos principais pontos a serem observados a cerca da motobomba do solar.

A vazão da motobomba do solar

Muito provavelmente é o ponto chave na escolha da motobomba pois determina a quantidade de água que passará da piscina para as placas coletoras e vice-versa.

Com uma vazão insuficiente você poderá ter que deixar o sistema ligado por mais tempo acarretando maior gasto de energia e talvez até insuficiência de troca de calor entre a placa e a água em seu interior.

Nas duas situações a eficiência do sistema fica comprometida e você acabará precisando de um número maior de placas para aquecer um determinado volume de água.

Bomba para aquecimento solar de piscinasA potência da motobomba do solar

A potência é um outro fator determinante na hora de escolher a motobomba do solar.

A potência é basicamente a força com a qual a motobomba impulsiona a água.

Logicamente se escolhermos uma motobomba com pouca potência teremos um sistema falho.

Da mesma maneira, se optarmos por uma motobomba muito potente existe a possibilidade de danificarmos nossos coletores pois eles podem não suportar tamanha pressão interna.

O modelo da motobomba do solar

Um terceiro ponto que levamos muito em consideração, para garantir o conforto de nossos clientes, é o modelo da motobomba.

Existem determinadas marcas e modelos de motobombas que fazem mais ruídos do que outras…

Nós da Piscinas Planalto insistimos em utilizar as motobombas mais silenciosas do mercado.

Acreditamos que tudo que se relaciona de alguma forma com a piscina e com seu aquecedor deve contribuir para a paz e a tranquilidade da casa e não gerar mais ruídos e problemas!

O filtro da motobomba do solar

Nas instalações que utilizam a motobomba do sistema de filtração para circular a água nos coletores, é preciso levar em consideração que a perda de carga causada pelo filtro deve ser somado à perda causada pela diferença de altura entre as placas e a piscina.

Orçamento para aquecimento de piscinaPara piscinas que utilizam uma motobomba específica para o aquecedor solar, é interessante instalar um filtro específico na tubulação imediatamente antes da bomba para evitar o entupimento dos pequenos tubos das placas coletoras.

É fácil perceber que a escolha da motobomba não deve ser feita aleatoriamente pela cor ou somente pela marca do equipamento.

Esta deve ser uma decisão baseada num estudo prévio do projeto da piscina e para isso é importante contar com uma empresa especializada em aquecimento solar para piscinas.

Conte com a Piscinas Planalto para projetar o sistema de aquecimento de sua piscina.

Desde a escolha da motobomba do aquecedor solar até a iluminação e o sistema de tratamento automatizado: a Piscinas Planalto dá um banho de lazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *