A água da minha piscina está amarela. O que devo fazer?

A água da minha piscina está amarela. O que devo fazer?

Se a água da sua piscina está amarela, isso pode ser um sinal de que há algum problema com a qualidade da água. A água amarelada normalmente indica a presença de algas, o que pode ocorrer devido à falta de tratamento adequado, à presença de sujeira, à falta de cloro ou ao desequilíbrio dos produtos químicos na piscina.

É frustrante quando abastecemos nossa piscina e nos deparamos com uma água amarelada. A água amarela na piscina é sinônimo da presença de metais na água e/ou dosagem não adequada de cloro. Mas o que posso fazer para deixar a água limpa novamente?

Um problema muito comum na manutenção de piscinas é a alteração da cor da água. A cor amarelada na água da piscina é um problema muito comum, principalmente em casas que utilizam água de poço para abastecer a piscina. A água de poço possui um nível maior de metal, e não deve ser utilizada sem um tratamento adequado.

Ao identificar a cor amarelada na água de sua piscina, não permita que banhistas entrem na piscina, interdite a piscina e realize o tratamento da água o mais rápido possível. O tratamento deve garantir uma água saudável e manter a água cristalina.

Não existe nenhum segredo para o tratamento da água de uma piscina. Normalmente, quem possui uma piscina em casa, possui também um kit de limpeza. Se não possuir, deve adquirir imediatamente. Através do kit de limpeza, é possível medir o pH e Cloro na água da piscina.

Para tratar a água amarelada existem duas alternativas; utilizar um eliminador de metais ou realizar uma super cloração. Mas antes de realizar o tratamento da água, é recomendado ter a certeza de qual a causa da cor amarelada da água. E para isso existe um teste simples.

Teste a água com um balde cheio com a água da piscina, adicione uma colher de cloro granulado e aguarde por aproximadamente uma hora. Verifique se houve alteração na coloração da água. Se houver uma alteração e a água do balde assumir a cor de ferrugem, então significa que houve reação do cloro com os metais presentes na água.

No tratamento com o eliminador de metais deve-se colocar a dosagem recomendada para casa 1.000 litros de água (m³) e espalhar na superfície da piscina, deixando filtrar a água de 6 a 8 horas, ou conforme as recomendações do fabricante do filtro. Após a filtragem, aspire a piscina, coloque o cloro e corrija o pH da água e pronto!

No tratamento com a super cloração, conhecido como tratamento de choque, é feita a adição de uma quantidade de cloro superior á quantidade utilizada normalmente. Após verificar a Alcalinidade e pH da água, adicione 14g de cloro a cada 1.000 litros de água () e aguarde entre 1 a 4 horas. Depois da ação do cloro na água, ligue o decantador da piscina e deixe-o agir por aproximadamente 30 minutos. Ligue o filtro para limpar a água de resíduos e pronto!

  1. Realize uma Análise da Água: Antes de agir, é importante testar a água da piscina para verificar os níveis de pH, cloro, alcalinidade e outras substâncias químicas. Você pode comprar um kit de teste de qualidade ou levar uma amostra da água para uma loja especializada em produtos para piscinas.
  2. Limpe a Piscina: Remova detritos, folhas, insetos e qualquer sujeira presente na superfície da piscina e no fundo. Utilize uma rede, aspirador ou robô de limpeza, conforme apropriado.
  3. Escove as Paredes e o Fundo: Use uma escova de piscina para escovar as paredes e o fundo da piscina, removendo qualquer acúmulo de algas e sujeira aderidos.
  4. Realize um Supercloração: Após a limpeza, faça uma supercloração da piscina. Adicione uma quantidade extra de cloro de choque para eliminar as algas e outros contaminantes da água. Siga as instruções do fabricante para a dosagem correta.
  5. Filtre a Água: Deixe o sistema de filtração da piscina em funcionamento por pelo menos 24 horas para que a água seja filtrada adequadamente e o cloro tenha tempo de agir.
  6. Verifique os Níveis de Produtos Químicos: Após a supercloração, teste novamente a água e verifique se os níveis de cloro, pH, alcalinidade e outros produtos químicos estão dentro dos parâmetros recomendados.
  7. Faça Ajustes nos Produtos Químicos: Se necessário, faça os ajustes nos produtos químicos para corrigir o pH, a alcalinidade e o nível de cloro da água, mantendo-os adequados para o uso da piscina.
  8. Mantenha a Limpeza e Tratamento Constantes: Para evitar o reaparecimento de algas e problemas com a qualidade da água, mantenha uma rotina regular de limpeza e tratamento químico da piscina.

Se a água da piscina continuar amarela ou se você não se sentir seguro para lidar com o problema por conta própria, é recomendado que entre em contato com uma empresa especializada em manutenção de piscinas ou um profissional que possa fazer uma avaliação mais detalhada e fornecer as soluções adequadas para resolver o problema.

Lembramos que o excesso de cloro na piscina de vinil acelera o processo de desbotamento do vinil e pode causar possíveis danos no trocador de calor. E muito importante é lembrar também de não utilizar tabletes de cloro em piscinas de vinil. O contato direto do tablete com o vinil pode danificar irreversivelmente a superfície da piscina. O recomendado é o uso do cloro orgânico ou inorgânico. A super cloração deve ser feita após o pôr do sol, visto que os raios ultravioletas destroem o cloro ativo.

Para uma piscina limpa e saudável é preciso um acompanhamento constante e manutenção adequada. A Piscinas Planalto além da construção de piscinas em BH, também trabalha com o tratamento da água de sua piscina. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 3441-4314 e peça seu orçamento.

Precisa de um orçamento? Entre em contato agora mesmo!

Trabalhamos com as fábricas Acqualiner, Sansuy e Migale: fabricantes do melhor vinil existente no mercado. Nossa piscina de vinil leva também a eficiência da Viniltec, fabricante do bolsão das piscinas de vinil.

WhatsApp