Alternativa eficiente para aquecer a piscina

Com a chegada do inverno, o ambiente da piscina de muitas casas acaba ficando subaproveitado. O tempo frio, além de dificultar a saída da cama, também representa um obstáculo para a utilização da piscina. Contudo, apesar de não se termos uma solução para facilitar a saída da cama nas manhãs mais frias, existe alternativa eficiente para aquecer a piscina e aproveitar esse espaço da casa mesmo no Inverno!

Para usar a piscina com prazer, ainda que a temperatura ambiente não esteja propícia, a solução pode passar pelo planejamento e pela execução de um projeto de aquecimento especialmente desenvolvido para a piscina.

Dentre as opções de aquecimento, a que representa o melhor custo benefício é o aquecedor solar.

Aproveitando o sol para aquecer a piscina

Ao saber disso você pode se perguntar…

Mas não é todo dia que tem sol! Como poderei usar a piscina nos dias nublados do Inverno?

A boa notícia é que um sistema solar bem dimensionado consegue aquecer a piscina mesmo em dias nublados!

Um sistema de aquecimento solar bem dimensionado é constituído por placas solares, estrategicamente posicionadas para capturar o máximo de radiação do sol e um sistema de aquecimento auxiliar que pode utilizar energia elétrica, gás natural (GN) ou gás de cozinha (GLP).

Este sistema alternativo de aquecimento só entrará em funcionamento quando o sol passar por longos períodos escondido, o que pode acontecer frequentemente ou nunca, dependendo da localização da piscina

Qual a diferença do aquecedor solar tradicional?

Aquecimento solar para piscinasO aquecedor solar usado em piscinas é semelhante ao sistema tradicional, utilizado para aquecer a água de chuveiros e torneiras, exceto por algumas poucas diferenças.

No sistema desenvolvido para piscinas, o reservatório de água, ao invés de ser um boiler com isolamento térmico instalado acima da casa, é a própria piscina.

As placas, ao invés de serem feitas de cobre, são flexíveis, feitas de uma espécie de borracha para resistir ao ataque químico do cloro sempre presente na água da piscina.

Além destas duas, uma outra diferença é a utilização de um motor para realizar a circulação forçada da água. Como a piscina normalmente está abaixo das placas, é impossível conseguir a circulação por convecção, como ocorre no sistema residencial.

Apesar de ser um equipamento que consome energia, é possível utilizar a própria motobomba já existente no sistema de filtração previamente instalado facilitando assim o aquecimento de piscinas construídas a mais tempo, que já possuem uma casa de máquinas em funcionamento.

O uso do sol para aquecer a piscina

Solar para piscinasNa teoria, não foi necessário muita evolução para conseguirmos aquecer a piscina utilizando a energia proveniente do sol.

Além da mudança na constituição das placas coletoras, o uso da motobomba (para fazer a água quente descer para a piscina e a água fria subir para as placas) faz com que a teoria dos sistemas de aquecimento solar se aplique à piscina.

O sol atinge as placas coletoras e a água em seu interior se aquece em questão de minutos.

O termostato, uma espécie de termômetro, mede a temperatura da água na placa e envia esta informação para uma central que a compara com a temperatura da água da piscina. Se existir um diferencial que faça a circulação da água valer a pena, o sistema aciona a motobomba que faz descer a água quente para a piscina e envia mais água para aquecer nas placas.

É um sistema automático que não precisa de nenhuma intervenção humana além desta configuração inicial que é feita no momento da instalação do solar na piscina.

Mas na prática, o que é preciso para aquecer a piscina com o sol?

Na prática, a única coisa que você precisa para ter a piscina aquecida é a própria piscina!

A instalação é feita depois de um processo de dimensionamento do equipamento que pode ser resumido ao cálculo de quantas placas serão necessárias, onde serão instaladas e também na escolha do melhor sistema auxiliar de aquecimento.

O sistema auxiliar de aquecimento pode ser um trocador de calor ou um aquecedor a gás.

Apesar de possibilitar esta descrição resumida, o dimensionamento do aquecedor solar é a hora de contar com uma empresa especializada e necessariamente experiente! É a ocasião em que se determina, dentre outras coisas, se seu sistema funcionará corretamente e atenderá as necessidades energéticas da piscina e da sua rotina.

Neste momento, uma empresa recém estabelecida, guiada pela teoria dos manuais técnicos, irá observar a área da piscina e calcular a quantidade de placas necessárias para elevar a temperatura da água a 30, 32 ºC.

Uma empresa experiente, com vivência de mercado, além da área superficial da piscina, vai observar o clima da região, não só a média do ano mas as máximas e as mínimas de uma janela maior (dos últimos 30 anos, por exemplo), vai observar a incidência de ventos, vai observar a rotina da família incluindo não só os dias ordinários mas também aqueles excepcionais em que o uso da piscina é intenso…

Em outras palavras…

A piscina e a rotina da casa precisam de uma análise profunda para que o dimensionamento do sistema solar seja feito corretamente garantindo que a temperatura da piscina nunca, em nenhuma hipótese, ficará abaixo daquela desejada.

Alternativa eficiente para aquecer a piscina

Aquecimento solar de piscinaO solar se apresenta como uma boa alternativa para aquecer a piscina e, em Minas Gerais, uma boa opção é a PISCINAS PLANALTO, empresa especializada em piscinas de vinil e aquecimento solar. A empresa está no mercado desde 1996 e coleciona boas referências.

Segundo o sócio-proprietário, Sr. Joaquim, grande parte do feedback positivo só é possível pois estão no mercado há muito tempo e isto proporciona uma experiência imprescindível para executar projetos de aquecimento solar eficientes com o preço mais justo possível.

Outro motivo que faz com que sejam referência em aquecimento solar para piscinas em Minas Gerais é o fato de terem acompanhado a evolução do emprego deste tipo de sistema para aquecimento de piscinas.

A PISCINAS PLANALTO conhece o que é bom e especialmente o que não é tão bom assim. Este conhecimento se traduz num custo benefício melhor para o cliente uma vez que equipamentos melhores são energeticamente mais eficientes e precisam de menos (placas coletoras e tempo de funcionamento) para aquecer mais.

Com centenas de obras já realizadas em todo o Estado, a PISCINAS PLANALTO conta com uma equipe técnica experiente e capaz de lidar com projetos residenciais e comerciais, com soluções para piscinas olímpicas mas também para projetos residenciais.

Precisando de uma alternativa eficiente para aquecer a piscina? Fale conosco! A PISCINAS PLANALTO atende de 08:00 às 18:00 no (31) 3495-1286.

Se preferir um atendimento presencial, estamos na rua Arthur Lima de Azevedo, 107, no Bairro Planalto, em Belo Horizonte.

Depois de aquecer a piscina você vai perceber que o tempo frio deixa de ser um problema, afinal de contas, ela pode ficar até mais quente do que a temperatura ambiente. Nestes casos, difícil mesmo vai ser sair da piscina!