As funções do skimmer na piscina

As funções do skimmer na piscina, o skimmer é um acessório pouco utilizado, principalmente em piscinas residenciais, e por não ser muito utilizado tanto lojista como proprietários de piscinas desconhecem sua utilidade. Há poucos dias vendi uma piscina de vinil, com quase todos os acessórios que se pode instalar em uma piscina(sauna integrada com a piscina, cascata laminar de 1.50m saindo do teto da sauna, iluminação com LED de 72 lâmpadas com 9 combinações de cores, 6 dispositivos de hidromassagens, bordas e bancos inox para o bar molhado.Quando sugerir a instalação do Skimmer, o cliente já tinha uma opinião formada do Skimmer totalmente distorcida da realidade, na sua opinião o Skimmer só serve para coletar folhas e que próximo a sua piscina não existia arvores e que segundo um seu amigo engenheiro havia dito que aquela peça ficaria sem finalidade.Foi assim que ele me deu a oportunidade de explicar todas as funções do Skimmer.

O Skimmer ou Coadeira, deve ser sempre instalado no sentido contrario aos dispositivos de retorno do mesmo lado do dreno de fundo. Quando começa o processo de filtragem da água da piscina com o registro do Skimmer aberto, começa o processo de retorno da água de um lado e sucção do Skimmer, assim que a pressão da água bombeado passando pelo filtro sai no dispositivo de retorno, começa a formar pequenas ondas ( marolinhas) que empurra toda a sujeira(gordura do corpo, óleos, protetores, bronzeadores, cabelos, insetos ) do espelho da água para o Skimmer, que suga toda essa sujeira e leva para o filtro e depois é drenada para o esgoto.

Informações técnicas para instalação do Skimmer:
– lado oposto ao retorno no meio da parede, considerando a largura da piscina;
– a parte de cima do Skimmer deve ficar a 3 cm da borda(espala);
– não esquecer de abrir a saída do ladrão/nível;
– o nível da água da piscina é controlado pelo ladrão/nível que fica dentro do Skimmer;
– não deixe a água abaixo do nível, isso provoca entrada de ar na bomba e afeta o desempenho da vazão.

Existem vários fabricantes de Skimmer no Brasil, dentre eles destacamos a Sodramar, Sibrape, solarplast e onda dágua.

Obs.:

Você sabia que nos ESTADOS UNIDOS o uso do SKIMMER é OBRIGATÓRIO!
Que todas as piscinas residenciais, de academia, clubes, etc, possuem um ou mais SKIMMERS, dependendo do tamanho da área quadrada da piscina.
No BRASIL o uso do SKIMMER está em constante crescimento e quem determina na realidade o uso ou não é especificamente o conhecimento do “Porque do SKIMMER na piscina”.Skimer

SkimmerII

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *