As piscinas de vinil são um revestimento de um bolsão totalmente impermeável que envolve a piscina. É prático, durável e econômico, mas assim como uma piscina feita de qualquer outro material, ela também está sujeita a possíveis vazamentos. Mas como descobrir onde se existe e onde está o vazamento?

O vazamento em uma piscina causa perda de água e compromete a qualidade da água na piscina. E encontrar estes vazamentos pode não ser tão fácil quanto deve parecer, pois o vazamento às vezes pode vir de um furo tão pequeno quanto um furo feito com uma agulha ou alfinete, por exemplo.

Além de ser difícil, não são muitas as pessoas que terão a paciência de verificar cada centímetro da lateral e fundo da piscina procurando por furos em áreas mais úmidas ou áreas que estejam inchadas devido ao vazamento. Os indícios nem sempre estão visíveis ou perceptíveis a olho nu.

Um dos tipos de furo mais fáceis de reparar ocorrem geralmente na canalização e componentes visíveis, como a bomba e o filtro, por exemplo. Mas quando acontecem os furos praticamente invisíveis, a água é direcionada para debaixo do solo.

vazamento-na-piscinas-planalto-bh2

Felizmente, para estes casos quase impossíveis existem alguns métodos simples para verificar se existe algum tipo de vazamento. E sem muito esforço. Mas antes de assumir que exista algum vazamento e que este seja proveniente do forro da piscina, é preciso verificar se o filtro poderia ser a causa de um possível vazamento. Primeiro verificamos, com o filtro ligado, se as mangueiras possuem algum tipo de rachadura. E também verificamos se as braçadeiras estão bem apertadas, evitando algum tipo de vazamento, que é justamente a sua função.

Se após esta checagem for concluído que o funcionamento do filtro está em ordem, mas ainda assim você acredite que haja um vazamento, vamos ensinar um método simples de se confirmar esta suspeita.

TESTE DO BALDE

Existem testes simples como o teste do balde, muito utilizado para descobrir se existe mesmo um vazamento na piscina. Mas antes de iniciar qualquer teste, é preciso desligar a bomba para suspender a circulação da água da piscina. Para descobrir o vazamento, você precisa entender que toda piscina perde água naturalmente através da evaporação, mas o quanto depende do ambiente.

Então vamos ao teste: Encha um balde com a água da piscina e o deposite ao lado da piscina, em sua borda ou deck. Com uma caneta à prova d’água ou uma fita adesiva, marque o nível da água no balde e faça o mesmo com o nível da água da piscina. Espere o tempo de 24h a 48h aproximadamente para realizar a inspeção do teste.

Após o prazo estipulado, faça uma nova marcação com a caneta à prova d’água ou a fita adesiva. Meça a diferença entre o registro inicial e o final. Com alguns cálculos ou ajuda de uma régua, às vezes até mesmo a olho nu, é possível identificar se os níveis de evaporação da água da piscina estão na mesma proporção que os do balde. Uma piscina não deve perder muito mais que meio milímetro de água por dia. Se o nível da água da piscina estiver bem abaixo da água do balde, significa que existe sim um vazamento no bolsão de vinil de sua piscina.

Constatando que realmente existe um vazamento de água em sua piscina, o primeiro passo é verificar se este vazamento pode estar ligado ao local de algum equipamento da piscina. Procure em torno de seus acessórios, escumadeiras, paredes e cantos. Apesar de ser um dispositivo pouco utilizado, caso possua um Skimmer, verifique-o. O vazamento mais comum entre as piscinas que utilizam o Skimmer é entre a separação dele e o revestimento da piscina. Caso contrário, deverá ser verificado o bolsão de vinil para possíveis cortes ou furos que estejam provocando o vazamento.

Identificando a fonte de vazamento, você consegue poupar horas de trabalho, o que significa economia de dinheiro. Mas caso não tenha conseguido localizar a fonte o vazamento de sua piscina, será preciso recorrer à ajuda de um profissional. No caso de haver encontrado algum furo ou rasgo no bolsão de vinil de sua piscina, existem alguns kits com alternativas de remendos que são comercializados em lojas de artigos para piscinas, para uma solução imediata até que o vinil de sua piscina possa ser trocado. Este procedimento não deve ser permanente, ou você poderá causar não só o dano à integridade física da piscina e dos seus equipamentos, mas também danificar seriamente a área circundante.

Os profissionais desta área contam com a assistência de tecnologias modernas que permitem identificar não só a localização do vazamento como também a sua gravidade, podendo realizar reparos adequados sem grandes perturbações.

vazamento-na-piscinas-planalto-bh1

Algumas vezes o nível da água pode baixar muito e ainda assim não ser por conta de nenhum vazamento, pois não só a evaporação contribui para esta baixa, mas também a manutenção e o uso da piscina. Por isso recomendamos que se faça um teste como o que ensinamos para a sua própria economia.

Mas caso ainda possua dúvidas ou não souber realizar devidamente os testes, a Piscinas Planalto está a sua disposição para auxiliar em qualquer procedimento de reparo, manutenção e construção de piscinas de vinil.

Fale conosco: (31) 34414314 / (31) 998367478WhatsApp / (31) 988118299.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *