Controlador automático de temperatura – Aquecimento Solar para Piscinas

Um dos equipamentos que auxiliam no aquecimento da piscina quanto ao aquecimento solar é o controlador automático de calor. Através dele, você possui a autonomia de escolher se deixa o equipamento trabalhar sozinho ou se você prefere controlá-lo manualmente.

Vamos lembrar um pouquinho sobre como é feito o aquecimento solar de uma piscina. O aquecimento solar tem como funcionamento básico a termossifão (aparelho que aquece por meio de circulação de água quente). O equipamento em termossifão é o que permite a circulação natural da água em aquecimento entre as placas solares e a piscina.

A piscina encaminha a água para as placas coletoras através da motobomba, que é responsável por distribuir a água que sobe até os coletores das placas solares. Quando abastecidas, as placas absorvem o calor do sol e o transferem para a água, que em seguida retorna para a piscina pronta para ser usada.

E qual a função do controlador automático de temperatura neste processo? O controlador é um aparelho desenvolvido para trabalhar automaticamente após sua instalação. Ele controla o diferencial de temperatura da água da piscina. O controlador liga e desliga a circulação da água no interior das placas baseando-se em um controle de diferencial de temperatura, que avalia se, com a temperatura atual das placas, é interessante ou não mandar a água da piscina para as placas aquecê-la.

coletor-de-calor-piscinas-planalto-bh

Vamos explicar um pouquinho mais sobre este processo. A água é bombeada da piscina e antes de chegar às placas coletoras, passa por um sensor de temperatura ligado ao controlador de calor. Este controlador então mede a temperatura da água e a envia para as placas coletoras.

Após saírem das placas coletoras, a água passa novamente por um sensor, este sendo diferente do primeiro, também ligado ao controlador de calor que mede a temperatura da água aquecida para depois ser liberada para a piscina. Após este processo o controlador de calor aciona novamente a bomba d’água, que suga novamente a água da piscina repetindo todo o processo constantemente até que a água da piscina fique totalmente aquecida.

O controlador de calor possui três funções:

– AUTOMÁTICO

Nesta função, a circulação da água pelos coletores solares será automática, atuando de forma inteligente. Nesta função o aquecimento da água é feita automaticamente, se desligando para evitar o superaquecimento da piscina sempre que houver necessidade, evitando também possíveis danos na tubulação da casa de máquinas. E seguindo as programações configuradas no controlador, ele é inicia o processo novamente quando for necessário aquecer de novo a água da piscina.

– LIGADO

Nesta função, a circulação da água pelos coletores solares é direta e ininterrupta, havendo ou não condições de aquecimento. Ou seja, caso as placas não estejam mais aquecidas devido ao clima ou devido ao horário, a água que retornaria aquecida para a piscina acaba retornando em uma temperatura não adequada para o seu aquecimento. Esta condição de trabalho necessita de monitoramento constante.

– DESLIGADO

Nesta função, a circulação da água da piscina pelos coletores solares é interrompida. É a melhor opção para a economia, nos períodos e horários em que a piscina não estiver sendo utilizada.

coletor-de-calor-piscinas-planalto-bh2

Este equipamento é bem útil para quem deseja instalar o aquecimento solar em sua piscina. A Piscinas Planalto está com ótimas ofertas para o aquecimento solar. Faça um orçamento sem compromisso. Fale conosco (31) 34414314 / (31) 998367478WhatsApp / (31) 988118299