Aquecedor solar para piscinaPronto, você constatou as vantagens do aquecimento solar e optou pela aquisição de um sistema para aquecer sua piscina. Chegou o momento de instalar o equipamento…

Mas e aí? Quantas placas devo instalar? Em qual telhado devo colocar as placas? É realmente necessário usar capa na piscina? Enfim, surgem muitas dúvidas relacionadas com o aquecimento da piscina, e nós sabemos disso!

Por isso resolvemos abrir este canal de comunicação com você para sanar todas as suas dúvidas relacionadas com aquecimento solar para piscinas e outros produtos com os quais trabalhamos!

Hoje vamos falar então das dúvidas no dimensionamento do aquecedor solar para sua piscina!

Dimensionamento de aquecedor solar para piscinas

Para aqueles que tem dúvidas inclusive sobre o que é o dimensionamento do aquecedor solar para piscinas, vamos começar bem do início…

O que é o dimensionamento do aquecedor solar

Dimensionando aquecedor solar para piscinaO dimensionamento do aquecedor solar é um momento que precede a instalação do sistema de aquecimento de fato.

É o momento em que se calcula quantas placas serão necessárias para atender a demanda de aquecimento de determinada piscina.

Porque dimensionar o aquecedor solar corretamente

Apesar de parecer óbvio, é interessante lembrar que, caso o dimensionamento do aquecedor não seja feito da maneira correta, levando em consideração todos os fatores que podem influenciar a performance do sistema, você poderá investir num aquecedor que não conseguirá aquecer sua piscina até uma temperatura que você julga agradável.

Assim como “errar para menos”, você ainda corre o risco de “errar para mais” gastando muito dinheiro sem que haja a real necessidade, ou seja, comprando um sistema de aquecimento solar para sua piscina que na verdade atenderia uma piscina com o dobro da capacidade que a sua! Ainda que o preço do aquecedor solar não seja tão elevado assim, realizar um dimensionamento mal feito não é vantagem!

Dimensionar o aquecedor solar para piscina

Dimensionamento de aquecedor solar para piscinaCom tudo isto em mente, vamos ao dimensionamento do aquecedor… Como você já sabe, para que ele atenda à demanda de aquecimento de sua piscina é muito importante que façamos o dimensionamento do sistema de modo correto.

E para isso, devemos levar todos os fatores que podem, de alguma forma, influenciar na eficiência energética do aquecedor da piscina. Vejamos alguns destes fatores:

  • Onde será instalado o aquecedor solar da piscina?
  • Qual o tamanho da piscina a ser aquecida?
  • Qual a finalidade da piscina a ser aquecida?
  • O que há em volta da piscina a ser aquecida?
  • A piscina é coberta ou é em ambiente aberto?
  • A piscina receberá chuva?
  • A piscina, bem como o próprio sistema de aquecimento solar, recebe, ou receberá ventos fortes?
  • A região onde serão instalados os coletores do aquecimento recebe muito sol?
  • Na região onde serão instalados os coletores do aquecimento existem sombras significativas?

Todos este fatores precisam ser observados na hora de determinar quantas placas são necessárias para aquecer a piscina em questão, sob o risco de cair em um dos erros citados lá em cima, na introdução deste texto – ou instalar poucas placas e ter um sistema que não consegue aquecer a piscina ou gastar muito dinheiro quando na verdade poderia gastar menos e já economizaria para a compra da capa térmica da piscina, por exemplo.

Fica fácil perceber que a escolha da empresa para comprar e instalar o aquecedor solar em sua piscina não é coisa de se fazer brincando… É preciso avaliar bem e optar por uma empresa que tenha vários casos de sucesso e se possível, conversar com clientes recentes e antigos.

E se escolher a Piscinas Planalto para aquecer sua piscina você pode ficar tranquilo! Estamos no mercado a mais de 25 anos e temos, inclusive publicados em nosso site, vários clientes que se dispuseram a deixar seu depoimento para que as pessoas pudessem ler. Confira o depoimento de clientes da Piscinas Planalto e faça já sua escolha! Aqueça sua piscina e curta a piscina durante as 4 estações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *