Fixação das placas do aquecedor solar

Depois de escolher pela instalação de um aquecimento solar para a piscina, realizar o estudo para o dimensionamento do esquipamento, e várias outras etapas, é chegada a hora da instalação do aquecedor solar da piscina!

E neste momento, existe um ponto que deve ser realizado com muito critério pelo profissional para que todo o trabalho não seja jogado já fora na primeira ventaria ou chuva forte que vier: a fixação das placas do aquecedor solar da piscina!

Fixação do aquecimento solar da piscina

Durante a instalação do sistema de aquecimento solar da piscina, é super importante verificar o procedimento realizado para fixar as placas coletoras no telhado ou na estrutura onde elas ficarão expostas.

Inclusive, este é um passo fundamental para assegurar a longa vida útil do aquecedor solar da piscina pois, caso ele venha a enfrentar uma ventania e se desprenda do telhado, os estragos serão, muito provavelmente, irreversíveis, sendo necessário a compra de outro sistema…

Apesar da grande redução nos preços dos sistemas de aquecimento solar para piscinas, ainda assim não será agradável ter que comprar e instalar novamente o solar da piscina, certo?

Fixação do coletor
Três são as maneiras mais comuns de prender os coletores no telhado. Em duas delas recomenda-se o uso de suportes, que podem ser de alumínio ou ferro. A telha é perfurada e eles são fixados no madeiramento. Os suportes são confeccionados de conformidade com os detalhes e pormenores da obra e do local de instalação. Na linha de coletores aaaaaa, um modelo de suporte regulável em aço, desenvolvido e patenteado pela aaaaa, é fixado no madeiramento sob as telhas sem a necessidade de perfurações e vedação.
Outra técnica difundida, a convencional, é a da amarração do equipamento ao telhado (caibros e vigas) com fio de cobre de 4 ou 6 mm2.
A fixação neste caso é feita junto às uniões que interligam os coletores. Esta alternativa, no entanto, é indicada para telhados com inclinações entre 25% e 50%. Os furos que foram abertos nas telhas para dar passagem aos suportes e aos fios, devem ser vedados com borracha de silicone para evitar a infiltração da água de chuva.
Observação: se forem utilizadas telhas tipo cimento amianto na cobertura, o coletor será fixado por meio de suporte específico confeccionado por serralheiro e de acordo com as condições do local e a indicação do engenheiro responsável pela obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *