E por fim chegamos ao último modelo de Iluminação para piscinas que vínhamos postando ao longo da semana. Neste artigo, nós abordaremos a alternativa de iluminação da piscina com fibra ótica. Existem mais opções, mas as mais utilizadas para esta finalidade são realmente as que escolhemos para nossos artigos. Confira nossos artigos anteriores e fique por dentro de todo o assunto:

A iluminação com a Fibra Ótica funciona através de um sistema que conduz luz por meio e cabos. É um filamento muito fino, de elementos poliméricos, de vidro ou plástico que conduz a luz por meio de uma sucessão de reflexões agrupadas em cabos.

Com uma fonte de luz única, ligada à rede elétrica, utilizando uma lâmpada, por exemplo, a luz é emitida em reflexos percorrendo os cabos. Ao lançar um feixe e luz em uma extremidade do filamento, esta luz percorre toda a fibra por meio de reflexões sucessivas, sem que a corrente elétrica precise passar pelos cabos, e sai pela outra extremidade em uma grande velocidade.

Este tipo de iluminação é considerado econômico, de baixa manutenção e segura, pois não causa riscos de choques por não transmitir a eletricidade pelos seus cabos, mas somente a luz produzida por ela. Percorre vários pontos e pode ser controlada por controle remoto.

Sua distribuição de luz é homogênea, com os cabos conectados a um projetor de luz que podem alternar entre seis diferentes cores, com tonalidades projetadas com recurso de sincronização não interferindo na arquitetura da piscina. Isto vai depender do modelo escolhido pelo cliente, claro.

Hoje, uma das grandes tendências no uso deste tipo de iluminação é o efeito estrelado, reproduzido ao fundo da piscina, que ganha um aspecto de um céu bem estrelado durante a noite.

iluminação-fibra-otica-piscinas-planalto-bh1

iluminação-fibra-otica-piscinas-planalto-bh3

Existem dois tipos de sistemas na fibra ótica para essa função. O sistema pontual (Endlight), que é utilizado para a iluminação do interior da piscina, iluminando diretamente a água. E o sistema perimetral (Sidelight), utilizado para realçar o contorno arquitetônico da piscina, ideal para o uso decorativo.

Os dois sistemas podem ser instalados e utilizados em separado ou em conjunto, podendo ser instalado em qualquer modelo de piscina, mesmo as já construídas. Podem ser instalados em cascatas, espelhos d’água, ofurôs, e onde mais for desejado. É a mais nova tendência que está surgindo, e aos poucos conquistando um público-alvo cada vez maior.

iluminação-fibra-otica-piscinas-planalto-bh2

Ideal para iluminações de efeito em piscinas com detalhes arquitetônicos, por exemplo, com efeitos de céu estrelado, chão de estrelas, cortinas de luz, dentre alguns outros. Suas cores podem ser alternadas em diversas variações através de um disco giratório instalado entre a lâmpada e a fibra ótica e pode ser trocado quando quiser por novas e diferentes variações de cores. E podem ser programados e controlados por controle remoto.

Assim como as Lâmpadas de Led, o custo inicial da fibra ótica para a iluminação da piscina é maior que as tradicionais lâmpadas mais utilizadas, como a dicróica, mas seu custo compensa em relação ao baixo consumo de energia elétrica e a manutenção que é praticamente nula, pois a única manutenção que a fibra ótica precisa é trocar a lâmpada, que tem duração média de aproximadamente dois anos, se utilizada em 8 horas por dia.

A fibra ótica possui diversas vantagens como:

·         Não transmite calor e não emite ruídos.

·         Cabos finos de 8 a 17 milímetros (com luz pontual e lateral).

·         Filamentos de 0,5 a 1,5 milímetros.

·         Não emite eletricidade, evitando riscos de choque.

·         Instalação simples e fácil em qualquer modelo de piscina.

·         Distribuição homogênea da luz.

·         Sistema de iluminação mais seguro do mercado.

·         Grande economia de energia elétrica.

·         Longa vida útil.

A iluminação da piscina com fibra ótica só possui uma única exigência para que você obtenha o efeito desejado. É necessário que o revestimento interno da piscina seja em uma cor clara, para uma boa reflexão de luz, em especial a colorida. Piscinas com revestimentos escuros absorvem a luz, prejudicando o resultado do efeito desejado pelo cliente.

A Piscinas Planalto, não faz a instalação de fibra ótica,  indica técnicos autorizados pelos fabricante do produto.

Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Fale conosco: (31) 34414314 / (31) 998367478WhatsApp / (31) 988118299.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *