Todos sabem que o cloro é o tratamento para água de piscinas que mais incomoda aos banhistas por seu cheiro, irritações e várias outras coisas, mas não podemos negar que como tratamento da água da piscina, o cloro é o agente mais eficaz contra os microrganismos, impurezas e algas existentes na piscina.

Conheça um pouco sobre este tipo de tratamento:

– Cloro

Muitos tratamentos alternativos já surgiram para substituir a aplicação em grande quantidade de cloro na piscina, mas a maioria destas alternativas possui um custo inicial alto, que faz com que muitos piscineiros prefiram continuar no tratamento convencional.

No tratamento com o cloro eliminamos odores indesejáveis na piscina (como o cheiro da urina), oxidamos a matéria orgânica e assim deixamos a piscina livre de bactérias e algas que transmitem doenças e infecções, como, por exemplo, micose, pé de atleta, inflamações nos olhos, nariz e ouvidos, dentre outros.

O cloro segue no mercado como o principal produto utilizado para o tratamento de piscinas no Brasil. Ele mantém a água saudável ao eliminar as impurezas e microrganismos que podem causar várias doenças e inflamações como dissemos no parágrafo acima. Sua propriedade é extremamente eficaz na capacidade de eliminar estas ameaças sem causar danos à saúde dos banhistas, claro, desde que utilizado de forma correta e nas proporções adequadas.

Somente o tratamento com cloro pode garantir uma água saudável e sem riscos para os banhistas. E é por isso que ele precisa estar sempre presente na água da piscina, mas é importante respeitar a dosagem adequada para cada tipo de piscina e sua quantidade de água. Para calcular a dose necessária existem hoje aparelhos medidores do nível de cloro à venda em lojas de acessórios para piscinas. Desta forma você pode se certificar de que a quantidade de cloro estará sempre na medida ideal, pois por desaparecer com o tempo após tratar a água da piscina, o cloro precisará ser reposto com regularidade.

Um dos sinais de que sua piscina está há algumas horas sem o cloro é quando a água da piscina fica verde, que é o indicativo da presença de algas em sua piscina. E para ser considerada sem cloro nenhum, sua piscina precisaria estar com o pH acima de 8,2. Para combater as algas não existe desinfetante mais eficaz que o cloro.

O cloro, assim como qualquer outro tipo de desinfetante no uso de tratamento da água de piscina possui suas vantagens e desvantagens. E as suas vantagens são o fato de o cloro possuir quatro características simultâneas como o efeito de um excelente e rápido desinfetante, ser um oxidante, ter um ótimo efeito residual e ser um tratamento se baixo custo inicial.

Para o tratamento de piscinas, o cloro é totalmente fácil de encontrar em lojas de produtos e manutenção de piscinas e lojas de acessórios desportivos e lazer. O cloro é encontrado sob diversas formas à venda. Suas opções são as pastilhas (ou tabletes), pó granulado ou líquido. Dentre eles, os mais utilizados são o pó granulado e as pastilhas, devido a suas praticidades.tratamento-cloro-piscinas-planalto-bh2

É preciso analisar qual a melhor opção para tratar a sua piscina, pois para ter uma noção, o pó granulado ou pastilhas, ao serem jogadas diretamente em uma piscina de vinil ou fibra pode causar uma grande mancha branca no fundo da piscina, onde pode se acumular e até mesmo correr o risco de causar um buraco em sua piscina. Por isso, neste caso é preciso dissolver em água da própria piscina dentro de um balde, por exemplo, e só depois ser aplicado dentro da piscina.

Outra coisa que deve ser levada em conta na hora de decidir o tipo de cloro a ser utilizado é o fato de a piscina ser aquecida. A piscina aquecida necessita de uma quantidade maior de cloro devido à velocidade de evaporação do produto aplicado neste tipo de piscina.

O cloro é o tratamento  mais utilizado, mas também possui suas desvantagens, assim como, causar fortes reações alérgicas em pessoas com pouca resistência orgânica ou muita sensibilidade ao produto, irritação nos olhos, ressecamento de pele e cabelo. Além de seu excesso ou erro na dosagem provocar vários danos aos banhistas, à piscina, aos equipamentos e aos acessórios.

tratamento-cloro-piscinas-planalto-bh1Infelizmente enquanto o uso incorreto do cloro pode causar sérios danos, a falta do produto no tratamento da água de piscinas faz com que bactérias, algas e outros microrganismos se proliferem, também causando sérios danos à saúde dos banhistas.

Assim como foi dito nos artigos anteriores, existem vários tipos de tratamentos para piscinas que costumam ser indicados como alternativa ao uso do cloro, ou seja, não precisaria ser utilizado o cloro no tratamento da água da piscina. Mas infelizmente esta informação é completamente falsa. Segundo a vigilância sanitária, ainda não podemos tratar a água de piscinas sem a utilização de um desinfetante residual, como o cloro, por exemplo. Mas a boa notícia é que nestes tratamentos alternativos, a quantidade de cloro utilizada é reduzida significativamente a ponto de não causar mais as irritações nos olhos, alergias e outros efeitos indesejados que costumam causar em grande dosagem.

Quanto mais filtrada a água de sua piscina, melhores suas condições de uso, consequentemente, maior a durabilidade de seus equipamentos e acessórios. E estes riscos só podem ser eliminados com o auxílio de um bom desinfetante no tratamento de sua piscina. E vale lembrar que em piscinas de vinil é indicado o uso de um algicidas adequado nos dias em que o cloro não for aplicado na piscina, para evitar que um componente consuma o outro.

E terminamos por aqui nossa série de artigos no tema de melhor tratamento para a água da sua piscina. Leia os artigos anteriores Melhor tratamento para a água da piscina? (Ozônio), Melhor tratamento para a água da piscina? (Raios Ultravioleta – UV), Melhor tratamento para a água da piscina? (Sal), Melhor tratamento para a água da piscina? (Ionizador) e fique por dentro de todas as formas de tratamento para que você possa escolher qual é a ideal para a sua piscina. Comente em nossos artigos e nos ajude a espalhar o conhecimento ao público.

Em caso de dúvidas fale conosco nos números (31) 34414314 / (31) 998367478 WhatsApp / (31) 988118299 ou em nosso site www.piscinasplanalto.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *