Porque trocar a areia do filtro de piscina?

O filtro da piscina tem a função de filtrar a água da piscina, retendo as impurezas e deixando a água da piscina cristalina. E já sabemos que a filtração da água é uma etapa importante do tratamento físico da água da piscina. Muita gente não sabe é por que é preciso trocar a areia do filtro de piscina.

Vamos explicar qual a função da areia neste processo de filtragem. A qualidade e capacidade da filtração é o segredo por trás daquela água pura e cristalina. Considera-se o filtro responsável por grande parte do tratamento da água.

É pelo filtro que a água passa para ser tratada. Quando a água passa pelo filtro, a areia dentro do filtro tem a finalidade de reter as impurezas, não permitindo que estas voltem para a piscina. Acontece que com o passar do tempo, o material que fica retido nesta areia, diminui o espaço do fluxo da água que passa pelo filtro para tratamento, aumentando assim, o tempo de filtragem, já que a vazão de retorno diminui drasticamente.

Para que o material retido pela areia seja eliminado, é realizada a etapa de retrolavagem do filtro. Mas o atrito entre a areia e as impurezas retidas por ela durante a filtragem da água da piscina faz com que esta areia se desgaste, assim sua capacidade de retenção das partículas de sujeira diminui. É quando percebemos que a água da piscina já não fica mais tão cristalina quanto antes.

A recomendação é que seja feita uma revisão do filtro de piscina uma vez por ano no mínimo, para verificar se existe a necessidade de troca ou reposição de areia.

Agora que já sabemos qual a finalidade da areia do filtro, vamos explicar em quais situações é preciso ser feito a troca desta areia. Existem duas situações em que essa troca se faz necessária.

areia-do-filtro-piscinas-planalto-bh1 areia-do-filtro-piscinas-planalto-bh2

QUANDO FALTA AREIA NO FILTRO

A areia do filtro não diminui em grandes quantidades, apesar de perder-se um pouco de areia no processo de retrolavagem. Mas pode acontecer que algum problema proveniente do filtro acabe por diminuir o nível de areia dentro do filtro.

O filtro pode sofrer danos em algumas de suas peças, como por exemplo, a crepina. Caso a crepina se quebre, o filtro perde um pouco de sua capacidade de filtração e vai perdendo gradativamente sua areia. Mas é fácil perceber este defeito, pois geralmente quando a crepina é quebrada, o filtro joga areia para dentro da piscina pelos bocais de retorno e fica aquela areia acumulada no fundo da piscina.

– QUANDO SE PERCEBE A AREIA SATURADA

A areia fica saturada quando ela está tão suja que perde sua capacidade de filtração. Não é difícil verificar a qualidade da areia do filtro. Pode-se abrir o filtro e mergulhar sua mão na areia para sentir sua textura. Se a areia fluir entre seus dedos, significa que não é preciso fazer sua troca, mas se a areia tiver blocos duros, então já está mais que na hora de fazer esta troca. Existem filtros com visor transparente, onde você pode analisar a quantidade de detritos dentro do filtro, sabendo assim quando é necessário trocar a areia do filtro de piscinas.

Há também alguns fatores que podem acelerar o processo de saturação da areia do filtro, como utilizar sulfato de alumínio como decantador, pois prejudica a areia do filtro transformando-a em um monte de “brita”, que não consegue reter grande parte das impurezas na filtragem da água da piscina.

E claro, se o filtro aspirar muita sujeira. Parece estranho, pois o filtro foi feito para limpar esta sujeira, mas quanto mais sujeira, menos tempo a eficiência terá a areia do filtro em reter essas impurezas. Tudo depende também do uso da piscina.

Para fazer a troca da areia do filtro de piscina é preciso utilizar uma areia especial para esta finalidade. Não use qualquer areia ou poderá danificar seu filtro.

A troca de areia pode se feita por você mesmo, mas caso seja preciso uma ajuda no processo, a Piscinas Planalto fica mais que satisfeita em poder atender às suas solicitações. Entre em contato com a Piscinas Planalto em caso de dúvidas.

Fale conosco (3134414314 / (31998367478 – WhatsApp / (31988118299