Saiba como Economizar água da sua piscina

 

Estamos vivendo uma séria crise hídrica em nosso país. E se calcularmos bem, no planeta todo. A crise levantou questões importantes sobre o uso consciente e a economia do nosso bem mais precioso, e que se encontra cada vez mais escasso.

Mas como uma pessoa pode ter uma piscina em casa e ainda economizar água? É simples. Algumas mudanças de hábitos bem simples rendem uma economia significativa no final do mês. As piscinas gastam grande quantidade de água, portanto é preciso ter consciência para evitar desperdícios.

De acordo com dados divulgados pela ONU, 783 milhões de pessoas no mundo nem mesmo têm acesso à água potável. Seu uso precisa ser responsável. Por este motivo, a Piscinas Planalto decidiu ajudar com algumas dicas para a economia de água para quem possui uma piscina em casa.

EVITE TRANSBORDAMENTOS

O recomendado é que exista um nível de 10 a 15 cm de margem das bordas da piscina sem água. Ou seja, não encha sua piscina até transbordar. Normalmente uma piscina consome em média 40.000 a 100.000 litros de água. Por isso é importante tomar algumas medidas para evitar o desperdício. Encher a piscina até a borda provoca um desperdício imenso, pois quando uma pessoa entra na piscina, o espaço que ela ocupa é a quantidade de água desperdiçada. Imagine uma piscina cheia então?

CUIDADO DIÁRIO

A piscina requer um cuidado diário em relação à limpeza dos resíduos que se acumulam diariamente sobre e no fundo da água. É preciso fazer a peneiração da piscina, aspirar a sujeira do fundo, manter a filtração da água pelo tempo determinado todos os dias e é claro, conferir sempre o pH, o Cloro e a Alcalinidade da piscina. Pode parecer muita coisa, mas se feito todos os dias, acaba sendo um trabalho rotineiro bem rápido.

FAÇA REGULARMENTE A LIMPEZA DA PISCINA

Se seu cuidado diário for bem realizado, a perda de água de sua piscina acontecerá com menor frequência. O que nós temos trabalhado como economia de água é o Robot X-treme da Acquabot, ele quando aspira também filtra evitando assim a perda de água. Se notar alguma irregularidade na limpeza da piscina, cor da água, dentre outras ligadas à limpeza, provavelmente será preciso realizar a limpeza com tratamentos químicos. Com o uso de produtos químicos, como o cloro, a desinfecção ultravioleta e a desinfecção com ozônio. Este tratamento químico elimina os micro-organismos que podem causar diversos problemas aos banhistas.

economia-de-agua-piscinas-planalto-bh1

CUBRA A PISCINA COM UMA CAPA PROTETORA

Não são todas as piscinas residenciais que são utilizadas com uma grande frequência durante o ano todo. E quando a piscina não estiver sendo usada, recomenda-se que a cubra, para evitar a evaporação da água. O simples fato de usar a capa de piscina quando ela não está sendo utilizada, reduz em até 90% a evaporação da água da piscina, além de protegê-la de detritos e resíduos que possam cair sobre a água, poupando mais tempo em seu cuidado diário.

REVISE OS EQUIPAMENTOS DA PISCINA

A bomba e o filtro da piscina são os equipamentos que precisam de maior revisão. Se um destes equipamentos estiver fora dos padrões corretos, pode causar um mau funcionamento de todo o conjunto de tratamento da piscina, comprometendo a água, aumentando assim o seu consumo e também o consumo de energia elétrica.

VERIFIQUE SE HÁ VAZAMENTOS

Poucas gotas podem significar um grande desperdício de água ao longo o tempo. É preciso verificar possíveis vazamentos tanto na piscina quanto também na casa de máquinas. Possíveis vazamentos podem contribuir bastante com o desperdício de água, além de comprometer a estabilidade estrutural de sua piscina.

REUTILIZANDO ÁGUA

Mais econômico do que reutilizar água não existe. Um sistema criado pelo comerciante Mário, depois de ouvir de um piscineiro dizer que muita água era desperdiçada nas piscinas, promete uma redução drástica neste desperdício a baixo custo. Seu processo consiste em uma caixa d’água ligada a um cano PVC. Seu sistema lança a água que é aspirada na filtragem e descartada para dentro da caixa d’água, onde ele faz um processo de decantação que concentra a sujeira que só após este processo é enviada ao esgoto. Assim a água que foi tratada dentro da caixa d’água, é reutilizada na piscina, economizando assim 1,5 mil litros de água por semana durante a limpeza da piscina.

Deixaremos abaixo o link do vídeo feito pela estudante Joice dos Santos Oliveira, de 19 anos, registrando o passo a passo de como montar e o funcionamento deste sistema, que custou ao senhor Mário apenas R$ 160,00.

Assista ao vídeo VC no G1 .

Seguindo as dicas do Piscinas Planalto, você consegue garantir uma água limpa e saudável por mais tempo em sua piscina. Economizar água é uma tarefa mais simples do que parece, mas com a ajuda de uma empresa qualificada, esta tarefa fica mais fácil ainda.

Entre em contato com a Piscinas Planalto e faça já um orçamento sem compromisso. Fale conosco (3134414314 / (31998367478 – WhatsApp / (31988118299