saunas

Depois de um longo tempo falando sobre a construção de piscinas de vinil (veja o passo a passo da construção nos textos “Construção de piscinas de vinil – Parte 1“, “Construção de piscinas de vinil – Parte 2” e “Construção de piscinas de vinil – Parte 3“), de trocadores de calor e também de aquecimento solar, hoje vamos falar de um complemento indispensável para a área da piscina: a sauna!

Existem pessoas que a chamam de banho turco, outras conhecem como banho finlandês. A maioria de nós conhece pelo menos uma dentro os vários tipos de saunas: seca, a vapor ou úmida. Pra não criar mais dúvidas, vamos começar do princípio…

O que é sauna?

SaunaSauna, ou banho finlandês, é um ambiente superaquecido onde os usuários podem relaxar e se beneficiar dos efeitos da alta temperatura. Existem alguns tipos distintos de saunas e cada um deles é indicado para uma determinada situação.

Tipos de sauna

As saunas podem ser classificadas de acordo com o ambiente que produzem ou com sua fonte de energia. Não entendeu? Vamos explicar!

De acordo com o ambiente interno da sauna, elas podem ser de dois tipos: sauna seca e sauna úmida (ou a vapor).

Ambiente sauna seca

Sauna seca

A sauna seca, como o próprio nome sugere, cria um ambiente seco e extremamente quente, que pode ultrapassar facilmente a casa dos 70°C. Devido à altíssima temperatura deste tipo de sauna, as pessoas geralmente permanecem por curtos períodos de tempo no interior da sauna.

O ambiente destinado à sauna seca é geralmente feito de madeira e é muito comum a utilização de essência de eucalipto para um banho de sauna ainda mais relaxante.

Ambiente sauna a vapor

Sauna a vapor ou sauna úmida

A sauna a vapor cria um ambiente quente e extremamente úmido em seu interior. A temperatura de uma sauna úmida é ligeiramente menor que a temperatura de uma sauna seca, ficando geralmente na casa dos 60°C. A utilização de essências, como a de eucalipto, também é muito comum e o efeito relaxante é ainda maior já que a umidade presente no ar deixa o ambiente um pouco menos “hostil” para o corpo.

Então, de acordo com o ambiente, as saunas podem ser classificadas de acordo com esses dois tipos: seca e a vapor. Contudo, se precisarmos dividi-las de acordo com a fonte de energia, poderemos encontrar outros grupos…

Sauna elétrica

Existem saunas elétricas que criam ambientes secos e existem também as que criam um ambiente úmido. As saunas elétricas funcionam basicamente como o chuveiro elétrico que, com um resistor (geralmente chamado de “resistência”) acionado, aquece o ambiente. Sendo uma sauna elétrica seca, este resistor fica exposto ao ar e o aquece desta forma. No caso de saunas elétricas a vapor, esta componente fica imerso numa espécie de “reservatório”. Ao aquecer a água o vapor é direcionado para o ambiente da sauna por meio da tubulação de cobre.

Este tipo de sauna é mais indicado para hotéis, motéis e outros locais onde as saunas serão individuais, e para apartamentos, casas ou locais onde não haja espaço disponível para equipamentos de dimensões maiores.

Sauna a gás

Existem também as saunas que aquecem o ambiente com a queima de gás GLP. Estas são ideais para chácaras, fazendas, casas e sítios onde o ambiente da sauna terá maior capacidade.

Sauna à lenha

Apesar de não ser muito comum vale a pena citar pois existem locais onde o o tipo de suana mais adequado pode ser esta à lenha. Fica claro que para escolher este tipo de sauna é importante certificar-se de que você terá lenha sempre disponível para a queima e que o faça de maneira sustentável.

Orçamento para construção de sauna

Orçamento para contrução de saunasCom a modernização deste mercado, hoje em dia temos saunas que podem ficar inclusive no interior do ambiente. Vários modelos de saunas possuem um termostato para o controle da temperatura no interior do ambiente.

Nós esperamos que você agora tenha uma ideia mais clara sobre o que é e quais os tipos de saunas existem no mercado. Vamos falar mais sobre estes detalhes num texto mais adiante, inclusive sobre os benefícios da sauna para o corpo humano e também sobre a construção de uma sauna passo-a-passo.

Nós vamos ficando por aqui. Se você tem alguma dúvida com relação às saunas, deixe pra nós nos comentários que responderemos com o maior prazer!

Caso queira um orçamento para a construção de sua saunafale conosco!

Estamos sempre à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *