Você Conhece Aquecimento Solar Para Piscina

 

Coletor solar para piscinas

Solar para piscinasA cada dia que passa, mais brasileiros estão descobrindo as maravilhas de ter sua piscina aquecida. Seja com trocador de calor ou com a energia solar, o aquecimento da piscina é um benefício que aumenta consideravelmente o aproveitamento da piscina e da área de lazer da casa como um todo.

Maiores ainda são as vantagens do aquecimento solar que, gastando uma quantidade de energia mínima, consegue aquecer milhares de litros de água deixando a piscina numa temperatura agradável durante as quatro estações do ano.

Hoje vamos falar um pouco mais a cerca do aquecimento solar para piscinas, especificamente das peças, ou componentes do aquecedor solar para piscinas. Você vai perceber inclusive, a diferença entre o solar utilizado para aquecer a água da piscina e aquele usado no aquecimento da água do chuveiro. Vamos lá?

Componentes do solar para piscina

Um sistema de aquecimento solar para piscinas é composto por vários componentes e cada um deles exerce uma função no processo de captação e transferência da energia solar para a água da piscina. Em geral, todo aquecedor solar de piscina funciona da mesma maneira, portanto possui componentes muito semelhantes. Nosso aquecedor solar é composto por:

Coletor solar para piscina

Coletor solar para piscinasÉ o componente principal do sistema de aquecimento solar para piscinas. O coletor solar é a peça do sistema que capta a energia do sol e a retém de maneira eficiente até que esta energia possa ser transmitida para a piscina.

O coletor solar para piscinas da Piscinas Planalto são fabricados em material durável e inerte à ação do cloro (polipropileno atóxico de alta performance). Inclusive é este o motivo pelo qual não se pode utilizar coletores de aquecimento solar residencial no aquecimento de piscinas: justamente pois os coletores solares residenciais são feitos de cobre, que por sua vez são facilmente desgastados pela ação do cloro.

As placas coletoras do aquecedor solar para piscinas podem ter até 5 metros de extensão e podem ser instaladas em inúmeros locais dependendo da disponibilidade de espaço. Existe, é claro, uma maneira ideal para posicionar os coletores em relação ao sol, entretanto, em certas ocasiões, é possível instalar os coletores no chão e até em encostas e paredes. A Piscinas Planalto estuda cada caso de maneira individual para oferecer sempre a melhor relação custo-benefício para o cliente.

Acessórios de instalação do aquecedor solar para piscinas

Um outro componente obrigatório do aquecedor solar para piscinas é o conjunto de acessórios para instalação dos coletores. São abraçadeiras, presilhas, anéis de vedação, adaptadores, tampões e mais algumas peças indispensáveis sobretudo para união dos coletores de captação da energia.Componentes do aquecimento solar para piscinas

Motobomba do aquecedor solar

Componente para aquecedor solar de piscinasUm outro componente do aquecedor solar para piscinasé a motobomba. Diferentemente do sistema de aquecimento solar para banho, os sistemas usados para aquecer piscinas precisam de uma motobomba para que a água circule passando o calor das placas para a piscina. Sem esta motobomba é impossível fazer com que a água quente das placas desça para a piscina, uma vez que a água quente naturalmente tende a subir para a parte mais alta do sistema.

A motobomba deve ser escolhida de acordo com alguns fatores incluindo a localização dos coletores. É importante também verificar se a motobomba que será usada no sistema de aquecimento será a mesma usada na filtração da piscina. É possível instalar o sistema desta forma entretanto sempre há a possibilidade de utilizar uma motobomba independente para o aquecedor.

Tubulação do aquecedor solar para piscina

Componentes do solar para piscinas - tubos e conexõesAlém de todos estes componentes presentes no aquecedor solar para piscinas, ainda existe a tubulação hidráulica utilizada na instalação do solar para piscinas. Em geral utiliza-se tubos e conexões de 50 milímetros de pvc.

Assim como na instalação da própria piscina, os tubos interligam os coletores e a piscina com a motobomba. A quantidade de tubos e os tipos de conexões devem ser escolhidos visando uma instalação correta e bem organizada, evitando perdas de vazão por excesso de curvas e outros problemas do gênero.

Estes são os principais componentes do aquecedor solar para piscinas. Além destes ainda existem a capa térmica utilizada na piscina e o quadro de comando do sistema de aquecimento solar, entretanto, vamos deixá-los para um outro artigo ok?

Agora que você já conhece um pouco melhor a cerca dos componentes do aquecedor solar para piscinas, porque não entra em contato conosco e solicita uma visita paraorçar o aquecimento de sua piscina? Estamos sempre à disposição! 34414314 WhatSapp998367478.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *