Você sabe como funciona o aquecimento solar para piscina?

Agora que você já conhece os componentes do aquecedor solar para piscinas, vamos falar um pouco sobre como e onde ele deve ser instalado.

O posicionamento do coletor solar para piscina tem impacto direto na eficiência energética do sistema de aquecimento solar da piscina. Não é difícil de adivinhar o resultado de uma bateria de coletores instalada sob sombra constante, não é mesmo?

Por isso hoje vamos falar um pouco sobre o correto posicionamento do coletor solar utilizado para aquecer a água da piscina. Vale lembrar que cada piscina é estudada a parte e de forma individual, não havendo assim uma “receita de bolo” que vá contemplar todas as piscinas. Contudo há de se observar as boas práticas e as recomendações do fabricante do sistema de aquecimento solar para piscina pois, mesmo cada caso sendo um caso diferente, há sim um posicionamento ideal para o coletor solar para piscina.

Escolha do local para o coletor solar para piscina

Posicionamento do coletor solar para piscinasA escolha do posicionamento do coletor solar da piscina é a etapa que sucede a o dimensionamento do sistema, onde fica determinado quantas placas coletoras serão necessárias para aquecer todo o volume da piscina. Assim que o dimensionamento é feito, estudamos um local adequado para instalar os coletores.

A Piscinas Planalto trabalha com coletores solares que podem ser instalados em qualquer tipo de telhado, e também fora dele, caso seja necessário. Apesar de não ser comum, existem casos onde a melhor alternativa é posicionar o coletor solar da piscina diretamente sobre o solo, em taludes, encostas e até paredes… Estuda-se ainda a instalação dos coletores da piscina em alguma estrutura especialmente construída para acomodá-los, mas isto varia de acordo com o local da instalação, claro!

É importante evitar o posicionamento do coletor solar abaixo do nível da piscina pois eventualmente a temperatura elevada juntamente com uma alta pressão estática da coluna d’água (em períodos em que a motobomba permanece desligada) pode vir a
causar danos no sistema solar da piscina, sobretudo nos próprios coletores.

Posicionamento do coletor solar para piscina

Posicionamento do coletor solar para piscinaComo dissemos anteriormente, para aproveitar ao máximo a energia dos raios do sol, o ideal é posicionar o coletor solar da piscina diretamente para o norte geográfico da terra, também chamado de norte verdadeiro. Para encontrar este ponto, basta utilizar uma bússola e fazer o posicionamento do coletor de acordo com a direção do ponteiro. Entretanto, a bússola aponta para o norte magnético. Para encontrar o norte geográfico do planeta, basta virar cerca de 18° a 20° para a direita (ou para o leste) do norte magnético.

Apesar deste desvio variar de acordo com a localização de cada piscina, esta regra geral atende perfeitamente qualquer nova instalação de aquecimento solar em Minas Gerais.

Fazer o posicionamento do coletor solar da piscina desviando-se do norte verdadeiro é, até certo ponto, completamente admissível e até mesmo pouco influentes na eficiência do sistema como um todo, entretanto, para realizar o posicionamento correto do coletor solar para piscina é interessante contar com profissionais qualificados e, sobretudo, experientes neste ramo tão peculiar.

Posicionamento do coletor solar de piscinaPor isso, conte com a Piscinas Planalto para avaliar o impacto destes desvios e verificar se será necessário compensá-los com a instalação de mais coletores solares.

O posicionamento do coletor solar da piscina também é influenciado pelo seu ângulo de inclinação. Por via de regra, podemos adotar como ângulo de inclinação ideal do coletor solar da piscina o ângulo
da latitude da piscina somado de 10°.

É comum a necessidade de construir suportes especiais para assegurar o correto posicionamento do coletor solar da piscina em relação ao sol já que, em muitos casos, a inclinação do telhado é diferente da inclinação ideal encontrada somando-se 10 à latitude local. A Piscinas Planalto sempre faz esta verificação e providencia o suporte para que a instalação seja feita visando maximizar o rendimento do sistema de aquecimento solar e reduzir os custos da instalação.

Aquecimento solar de piscinaAlém de todas essas pequenas regras, ainda vale observar o o ângulo mínimo recomendável
para garantir o bom funcionamento do sistema de aquecimento solar para piscinas que é de 15º. Entretanto, vale lembrar que dependendo da situação, a melhor alternativa pode ser ignorar esta regra para conseguir um melhor custo benefício ou um melhor rendimento do aquecedor ok?

Espero que com essas dicas você tenha uma breve ideia de como funciona o posicionamento do aquecedor solar para piscina e que não espere muito para falar conosco e solicitar uma visita para orçar o aquecimento solar de sua piscina amada! Você e sua família vão adorar conhecer os benefícios do aquecedor solar para piscinas! 34414314 WhatSapp 9998367478.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *